PS PR2 - Vereda do Pico Castelo

Ponto de Partida: Sítio do Moledo
Ponto de Chegada: Miradouro do Canhão
Tempo: 1h30 a 2h15
Extensão: 3,2 km a 4,6 km

Este trilho tem início no sítio do Moledo junto à estrada Regional e finaliza no Miradouro do Canhão, numa extensão de 3,2 Km a 4,6 Km com uma duração de 1h30m a 2h15m, numa altitude de 435m a 225m. Devido à inexistência de nascentes, o caminhante deve levar água.

Subindo pelo caminho florestal permitirá ao caminhante duas alternativas para percorrer o trilho, pelo lado Norte ou pelo lado Sul do Pico do Facho, tendo a particularidade de ser o mais extenso da Ilha do Porto Santo.

Atravessando a zona central da ilha, pela base do Pico do facho, o caminhante pode observar vestígios da antiga área agrícola, do árduo trabalho de construção dos muros emparelhados e contemplar a fantástica obra humana para a reflorestação da ilha.

Este Pico designa-se Pico do Castelo desde o séc. XV e proveio do facto de existir um forte onde a população da ilha se refugiava, aquando da invasão dos piratas franceses e argelinos, A sua posição central, a maior facilidade de organizar a defesa das pessoas, fez deste um verdadeiro Castelo. No cimo do Pico do Castelo, existe uma estátua de homenagem a António Schiappa de Azevedo, grande impulsionador da reflorestação do Porto Santo.

Todo o processo de arborização permitiu controlar os fenómenos erosivos, patentes nesta ilha. Foram introduzidas espécies exóticas, que pelo seu carácter rústico têm maior resistência aos factores adversos, como a espécie Pinheiro de Alepo (Pinus halepensis), do Pinheiro bravo (Pinus pinaster) e do Cipreste (Cupressus macrocarpa).

As plantas indígenas existentes neste local são: a Urze (Erica platycodon subsp. maderincola) e o Massaroco (Echium nervosum). Para além das espécies vegetais, no percurso podem ser observadas espécies da fauna da ilha como a perdiz (Alectoris rufa), espécie cinegética introduzida na ilha; a Manta (Buteo buteo buteo) e o Francelho (Falco tinnunculus canariensis), aves de rapina; o Pardal (Passer domesticus) e o Poupa (Upupa epops).

Após a subida ao Pico Castelo o caminhante finaliza o percurso no Miradouro do Canhão, onde avistará a cidade Vila Baleira, quase toda a extensão da ilha e ao longe observa as Desertas e a Madeira.

For more information please get the Meet Porto Santo mobile app:


- Gastronomy
- Walking footpaths
- Viewpoints
- Museums and gardens
- Sunset spots
- Beaches
- Experiences
- Events


Download Meet Madeira Guide on the App Store    Download Meet Madeira Guide on the Google Play Store