PS PR3 - Levada do Pico Castelo (Camacha - Ribeiro Formoso - Capela da Graça)

Ponto de Partida: Camacha
Ponto de Chegada: Capela da Graça
Extenção: 4,1 km
Tempo: 1h30
Altitude min/máx: 210 m / 80 m

O percurso tem início na Estrada Regional 120 e segue pelo sopé do Pico do Castelo, contornando a sua encosta sul, ladeado pela levada do Pico do Castelo até ao Ribeiro Formoso.
Permite, ainda, aceder à Capela de Nossa Senhora da Graça, datada da década de 30 do séc. XX.
A abertura e edificação da levada do Pico do Castelo teve a sua origem na primeira metade do século XX, com vista ao aproveitamento das águas pluviais e à sua utilização na agricultura.

A levada do Pico do Castelo serviu, durante muitos anos, como via de comunicação para os habitantes da Camacha que queriam se deslocar para a zona da Serra de Fora e vice-versa. Ao subir a denominada Rocha de Nossa Senhora, através de uma espécie de calçada, o caminhante pode encontrar algumas plantas de urze (Erica platycodon subsp. maderincola) e de álamos (Populus alba). Encontra, ainda, pequenos tufos de plantas rastejantes, localmente denominada de 'Iscas' (Phagnalon hansenii).

Após o topo do rochedo, popularmente chamado de 'Portelinha' o percurso desce em direção à Serra de Fora e ao túnel existente. Atravessando o túnel com aproximadamente 530 metros, chegamos ao Ribeiro Formoso.

For more information please get the Meet Porto Santo mobile app:


- Gastronomy
- Walking footpaths
- Viewpoints
- Museums and gardens
- Sunset spots
- Beaches
- Experiences
- Events


Download Meet Madeira Guide on the App Store    Download Meet Madeira Guide on the Google Play Store